terça-feira, 17 de março de 2009

Retribuição, por Rodrigo Ramazzini

Rodrigo Ramazzini (*)

Em uma pescaria.

- Bah! Estava precisando dar comida aos peixes. A minha mulher quer me matar...
- Capaz! Por quê?
- Vou te contar a estória: eu estava sozinho em casa. A Cleuza tinha ido a um instituto de beleza. Olhava um jogo na Sky, quando escutei um barulho, como se algo se despedaçasse no chão...
- E aí?
- Aí eu corri na cozinha e encontrei no chão, em caquinhos, um vaso da Cleuza. Herança de família, mas nada de valor. Sabe dessas coisas que mulher se agarra sem explicação?

- Sei!
- Pois é! Era a Cleuza e o tal vaso...
- Mas quebrou muito? Não dava para colar?
- Mas que jeito! O troço se despedaçou de uma maneira, mas de uma maneira, que eu iria passar um ano e não iria conseguir juntar as partes...
- Tá! Mas como ele caiu no chão?

- Rapaz! Não é que foi a praga do cachorro. Um passarinho entrou na cozinha por uma janela que estava aberta e não conseguia sair. O cachorro enlouqueceu tentando pegar o bicho. Pulou pra cá, pulou pra lá e bateu na mesa de jantar, onde estava o tal do vaso, aí se deu o estrago...
- Tá! Só não entendi uma coisa ainda: por que a tua mulher está braba contigo se foi o cachorro?
- Calma! Vou chegar lá...
- Continua!

- Bom! Como eu não tinha mais nada a fazer, apenas limpei os “restos mortais” do vaso do chão e esperei a Cleuza chegar...
- Que ficou uma fera?
- Mais que isso!
- E aí?
- Aí ela chegou, conversou um pouco e foi na cozinha. Só ouvi um grito! Daí ela veio bufando para o meu lado...
- E aí?

- Aí logicamente já veio cheia de perguntas: “como tinha quebrado?” “Quem tinha quebrado?” E coisa e tal...
- E tu?
- Eu assumi o estrago! Disse que tinha batido na mesa, tentando tirar o tal passarinho para rua e ele caiu.
- Tu estás louco homem? Por que tu fizeste isto?
- Retribuição a um amigo! Outro dia eu rasguei uma almofada da Cleuza com as unhas dos pés e o cachorro assumiu!

(*) Jornalista.

Nenhum comentário: